terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Câncer do Colo do Útero – Você pode se prevenir.

Como acontece?

A causa mais comum de câncer do colo do útero é uma infecção prolongada pelo vírus do papiloma humano (HPV) transmitido por contato direto com a pele, geralmente durante a relação sexual. A transmissão também pode ocorrer por meio do contato com objetos ou roupas contaminadas.

Os HPVs 16, 18, 31 e 45 são responsáveis por 80,3% dos casos de câncer do colo do útero no mundo

Outros fatores que contribuem para a causa desse tumor são o tabagismo, consumo excessivo de álcool, diversos parceiros sexuais, uso de contraceptivos orais, múltiplos partos, baixa ingestão de vitaminas, inicio precoce da atividade sexual e infecção conjunta por agentes infecciosos como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Chalamya trachomatis.

Quais os sintomas?

Em seu estagio inicial, o câncer do colo do útero não provoca sintomas, razão pela qual os exames regulares são tão importantes.

As mulheres que desenvolvem câncer do colo do útero apresentam freqüentemente um ou mais dos seguintes sintomas; sangramento entre os ciclos menstruais de depois das relações, fluxos menstruais mais intensos, corrimento de odor fétido, aumento da freqüência urina´ria, dor nas costas e dor abdominal.

Como se faz o diagnostico?

É feito por meio do Papanicolau, um exame preventivo do câncer do colo do útero que tem como objetivo detectar lesões precursoras desse câncer.

O exame consiste na coleta de células do colo do útero sendo um método indolor, simples e rápido. Inicialmente o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame sem prejuízo para sua saúde ou a do bebe.

Pode-se pedir exames como colposcopia que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença. Esse exame é geralmente recomendado a mulheres que tem um resultado anormal do exame de Papanicolau.

Lembre-se que tanto mais cedo você se informar sobre a prevenção do câncer do colo do útero, melhor será para sua saúde.

Como se previne?

O câncer do colo do útero pode ser evitado com a prevenção da infecção pelo HPV através da vacinação e rastreamento de lesões pré-cancerosas e tratamento precoce para evitar a progressão para o câncer.

O uso de preservativo pode não proteger adequadamente os indivíduos da exposição ao HPV já que o vírus pode ser transmitido pelo contato com tecidos genitais externos ou anal que estejam infectados, já que os mesmos não são protegidos por um preservativo.


Dra. Fátima Regina Vieira Aversari
Rua Marques de Itu, 306 – Vila Buarque . SP/SP  (11)3337-1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para tirar suas duvidas.